Os mercados regionais
Os estados brasileiros fora Rio de Janeiro e São Paulo – têm sido protagonistas do desenvolvimento econômico brasileiro, destacando-se como expoentes em setores como o agronegócio, energia, infraestrutura, comércio exterior e turismo. Esses estados representam, somados, 60% do PIB total, 70% da população e 96% do território brasileiro.
Olhando especificamente para os estados chamados de "Onças Brasileiras" – Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul – podemos notar uma solidez relevante de seus fundamentos econômicos, como Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
Destaques Econômicos dos Mercados Regionais
70%
População
Fonte: IBGE, 2024
60%
PIB
Fonte: IBGE, 2024
84%
Energia gerada
Fonte: IBGE, 2024
96%
Área territorial
Fonte: IBGE, 2024
São Paulo e Rio de Janeiro vem perdendo participação no PIB nacional, enquanto os mercados regionais ganham espaço e crescem mais em todos os grandes setores da economia.
A Carbyne impulsiona o valor das empresas investidas nos Mercados Regionais
Mercados Privados como alavanca de crescimento
Mercados Privados: a principal alavanca de criação de valor nos mercados regionais brasileiros
Os mercados privados são ativos não negociados em mercados públicos, que podem ser investidos por meio do aporte direto, da compra de participações no mercado secundário, da aquisição de cotas de fundos de investimento, de instrumentos de dívida, entre outros.
A atratividade dessa classe de ativos como investimento é proveniente de alguns diferenciais que apresenta em relação aos investimentos tradicionais, dentre eles: melhores retornos ajustados ao risco e mais opções de empresas para investir.
Galpão Wine, Serra, ES - Brasil. Maior clube de vinhos e importadora de vinhos do Brasil.

Melhores retornos ajustados para o risco
do que os mercados públicos, inclusive comparado a empresas listadas;
Mais opções de empresas e setores para investir
pois a maioria das empresas que atuam na economia real não está listada publicamente;